segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Afinal qual a função do Cronograma Capilar?

Olá Tchutchucas!

Meninas e meninos também porque eu estou sabendo que tem crespos e cacheados passando aqui pelo blog, o assunto de hoje é CRONOGRAMA CAPILAR. Acredito que muitos de vocês já devem ter ouvido essa expressão. A maioria deve saber que se trata de uma rotina de cuidados, mas vocês sabem para que função cada uma delas?
Imagem retirada da internet

Então vamos do inicio. O que é cronograma capilar? O cronograma se trata de uma sequencia de cuidados específicos para tratar cada tipo de necessidade do cabelo. Qualquer tipo de cabelo pode fazer o cronograma, mas o resultado vai ser mais visível para aquelas pessoas que estão é claro com os fios danificados. O que não significa que você que está com o cabelo saudável não possa fazer.
Nosso cabelo necessita de alguns elementos para se manter saudável, em geral nosso corpo produz o que os fios precisam, mas com tantos fatores externos (clima, poluição, produtos de beleza e transformadores) ele acaba precisando de uma ajuda extra para manter se bonito e com saúde.
Vou dar um exemplo: Uma crespa ou cacheada tem seu cabelo em formato espiral, e isso dificulta que o óleo produzido no couro cabeludo chegue as pontas deixando ele mais ressecado. Nesse caso fazemos tratamentos com óleos para repor essa necessidade.
Ou quem faz químicas transformadoras acaba perdendo um pouco da massa capilar e para isso e necessário repor com tratamentos reconstrutores.
O passa o passo e muito simples como vocês podem ver na imagem abaixo.



Hidratação: repor água da fibra capilar. Da efeito de cabelo macio, suave e com maleabilidade. Exemplo: Extratos vegetais (plantas ou frutos); Pantenol; Glicerina; Aloe Vera; Silicones; Vitaminas; Mel e açúcares; Colágeno; Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda.

Nutrição: responsável de repor os lipídios o oleo necessário para acabar com o ressecamento. Da efeito de sedosidade e brilho e ajuda a eliminar o frizz. Exemplo: Óleos vegetais (óleo de argan, girassol, macadâmia, monöi, ujon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva); Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate).
Reconstrução: responsável de repor a massa capilar. Da efeito de cabelo encorpado e forte. Exemplo: Queratina; Creatina; Arginina; Cisteína; Colágeno; Proteína hidrolisada do trigo; Aminoácidos.

As vantagens de seguir o cronograma capilar e que dificilmente seu cabelo vai sofrer com a falta de algum nutriente e por isso muitas vezes o cabelo tende a crescer mais rapidamente devido aos cuidados.

Existem máscaras especificas para cada passo do cronograma no mercado, mas você pode fazer a sua em casa enriquecendo sua mascara com outros itens e ter o mesmo resultado.
Gostaram de saber mais sobre cronograma capilar? Espero que tenha sido util e se tiverem qualquer dúvida e só perguntar. Eu não sou expert sobre cabelos, mas sou curiosa e pesquiso tudo que precisar ok?!

Um beijo grande e obrigada por me ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário