segunda-feira, 4 de julho de 2016

Qual seu tipo de cabelo?

Você sabia que existe uma classificação que distingue cada tipo de cabelo? Isso facilita nossas vidas na hora de se informar como cuidar de cada tipo de fio.
Para cada categoria existem três subcategorias, ou seja: Tipo 01 A B ou C, tipo 02 A B ou C, tipo 03 A B ou C e tipo 04 A B ou C.


Cabelos tipo 01 são lisos sem ondulações, a oleosidade consegue chegar ate as pontas com facilidade fazendo com que esse tipo de cabelo tenha bastante brilho e sedosidade.
1A (Fino) – pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça.
1B (Médio) – possui fios mais encorpados e bastante volume.
1C (Grosso) – reto, pesado e dificílimo de modelar.

Cabelos tipo 02 são lisos na raiz porem com ondulações no comprimento. São versáteis devido a facilidade de modelar.


2A (Fino) – quase liso, possui fios em formato de S mais suave e é fácil de modelar (pega tanto escova quantobabyliss – apesar de tender a voltar a um formato mais próximo original rapidamente, por ser fininho).

2B (Médio) – tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado, pois possui forte memória do formato original. 
2C (Grosso) – as ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos.

Cabelo tipo 03 são os cabelo cacheados. Tem formato de molinha porém são abertos, esse tipos de cabelo com formato em espiral precisam de muita hidratação pois a oleosidade da raiz tem mais dificuldade de chegar as pontas.

3A (Cachos Soltos) – possui aquele tipo de cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular.
3B (Cachos Apertados) – é bem mais enrolado do que o tipo 3A, com cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados.
3C (Cachos Super Apertados) – os cachos são super fechadinhos e estreitos, como a ponta de um saca-rolhas. Os fios são finos e frágeis.

Cabelos tipo 04 tambem conhecidos como cabelos crespos ou afro. Ao contrario do que se pensa e um tipo bem fino porem seco e por causa do seu formato precisa de muitos cuidados para que fique bonito e saudável.

4A (Macio) – tem cachos hiper estreitos, que parecem molinhas, não é recomendando remover a oleosidade natural dos fios, portanto, deve-se evitar lavar todo dia. Uma boa dica e caprichar nas hidratações.
4B (Seco) – as mechas têm formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. Sempre desembarace com um pente de dentes largos e sele com algum tipo de óleo natural (como o de coco, jojoba, argan e etc – que nunca contenha óleos minerais).
4C (Sem Forma) – possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. Os cuidados se repetem como nos tipos 4A e 4B. Cremes pesados ainda ajudam a dar uma aparência mais alongadas aos fios deste tipo. É recomendado fazer hidratações potentes a cada 3 dias.

Se você tem cabelo tipo 4 como eu tenho a melhor coisa a se dizer é ÓLEO VEGETAL. Use e abuse do uso de óleos vegetais nas hidratações e para fazer umectação. Isso vai ajudar a manter o fio saudável já que a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas devido o formato característico desse tipo.










Agora e só achar qual seu tipo e cuidar da sua cabeleira da melhor maneira.

Um beijo grande e obrigada por me ouvir! 



(*imagens retiradas da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário